São José: curiosidades sobre o protetor da Igreja

São José é um dos santos mais queridos e admirados pelos católicos. Ele foi o homem escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus, o esposo da Virgem Maria e o chefe da Sagrada Família. Ele teve uma missão única e sublime na história da salvação.

José era um trabalhador manual, descendente da casa real de Davi. Ele era justo, fiel e obediente à vontade de Deus. Ele aceitou casar-se com Maria, mesmo sabendo que ela estava grávida pelo Espírito Santo. Ele recebeu do anjo a missão de dar o nome de Jesus ao filho de Maria e de protegê-lo dos perigos.

José cuidou de Jesus com amor e dedicação desde o seu nascimento até a sua vida pública. Ele ensinou-lhe o ofício de carpinteiro e transmitiu-lhe os valores da fé judaica. Ele foi testemunha dos mistérios da infância de Jesus e participou dos momentos mais importantes da sua vida.

Curiosidades

Uma curiosidade sobre São José é que ele é o patrono de vários países, como Canadá, México, China e Croácia. Ele também é o patrono das famílias, dos pais, das mães grávidas, dos viajantes, dos imigrantes e dos trabalhadores. Além disso, ele nunca falou uma palavra nos textos bíblicos e é considerado o terror dos demônios.

São José é o patrono da boa morte, pois morreu nos braços de Jesus e Maria. Ele também é venerado por outros santos, como Santa Teresa de Ávila e São Francisco de Sales. Algumas devoções a São José são: a Ladainha de São José, o Terço de São José, as Sete Dores e Alegrias de São José e a Consagração a São José

José é também considerado o padroeiro dos trabalhadores e da Igreja Católica. Ele é invocado como modelo de virtudes cristãs, especialmente a humildade, a castidade e a confiança em Deus. Ele é também patrono das famílias, dos pais, dos esposos, dos doentes e dos moribundos.

Os católicos veneram São José com amor e gratidão. Eles celebram a sua festa no dia 19 de março e dedicam-lhe todo o mês de março. Eles rezam a ele pedindo a sua intercessão e proteção em todas as necessidades. Eles imitam o seu exemplo de vida santa e consagram-se a ele como filhos espirituais.

São José é um grande santo que merece toda a nossa honra e louvor. Ele nos ensina a amar Jesus e Maria com todo o nosso coração e a seguir fielmente os planos de Deus para nós. Que ele nos abençoe sempre com a sua poderosa ajuda.

Oração: Ó glorioso São José, pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria, nós vos louvamos pela vossa missão sublime na obra da redenção. Nós vos agradecemos pela vossa fidelidade, obediência e humildade diante do mistério divino. Nós vos pedimos que intercedais por nós junto ao vosso Filho amado em todas as nossas necessidades espirituais e materiais. Protegei-nos como filhos vossos contra todos os males que nos ameaçam neste mundo. Ajudai-nos a imitar as vossas virtudes cristãs na nossa vida cotidiana. Consagrai-nos ao vosso Coração paternal para que sejamos sempre fiéis à vontade de Deus. Abençoai-nos agora e na hora da nossa morte. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *