As Obras de Misericórdia são gestos que nos ajudam a seguir o exemplo de Jesus Cristo, mostrando compaixão e ajuda ao próximo. Estas obras são importantes para a vida cristã, pois nos ensinam a servir aos outros e nos ensinam a ser mais misericordiosos uns com os outros.
No Catecismo da Igreja Católica, por exemplo, podemos ler que a misericórdia divina é “o amor pela qual Deus nos ama e se compadece de nós”. Além disso, as Escrituras Sagradas apresentam diversos exemplos de misericórdia divina, como a parábola do filho pródigo (Lucas 15, 11-32) e a cura de um cego pelo apóstolo São Tiago (João 9, 1-41).
O que são Obras de Misericórdia?
O Catecismo da Igreja Católica define as Obras de Misericórdia como “gestos de compaixão pelo próximo”. Esses gestos nos ensinam a mostrar compaixão, bondade e amor aos outros, pois nos lembram a atitude de Jesus Cristo ao servir seus seguidores e ajudá-los a superar suas necessidades.
As Obras de Misericórdia são divididas em duas categorias: corporais e espirituais.
Obras de Misericórdia Corporais
As Obras de Misericórdia Corporais incluem:
- Alimentar o faminto;
- Dar de beber ao sedento;
- Vestir os nus;
- Hospedar o peregrino;
- Visitar os enfermos;
- Enterrar os mortos.
Obras de Misericórdia Espirituais
As Obras de Misericórdia Espirituais incluem:
- Ensinar os ignorantes;
- Advertir os pecadores;
- Consolar os aflitos;
- Perdoar ofensas;
- Suportar com paciência as deficiências dos outros;
- Rogar a Deus por vivos e mortos.
No episódio número 92 do Gotas de Fidelidade Podcast, abordamos este tema com o Irmão Isaac, da Toca de Assis, assista:
A história da Igreja Católica é repleta de santos que viveram as obras de misericórdia e testemunharam com suas vidas seu amor por Deus e seu próximo.
Um dos mais famosos santos católicos é São Francisco de Assis. São Francisco era um homem devoto que usou suas próprias riquezas para servir aos mais pobres. Ele viveu as obras de misericórdia de alimentar os famintos, vestir os nus, dar de beber aos sedentos, consolar os aflitos e hospedar os peregrinos.
Outro santo católico famoso é Irmã Teresa de Calcutá. Irmã Teresa foi uma missionária que serviu seu próximo, dedicando sua vida a ajudar os necessitados, os doentes e os moribundos. Ela se esforçou para viver as obras de misericórdia, trabalhando incansavelmente para alimentar os famintos, vestir os nus, dar de beber aos sedentos, consolar os aflitos e acolher os excluídos.
Ambos São Francisco de Assis e Irmã Teresa de Calcutá são exemplos de como as obras de misericórdia podem mudar a vida das pessoas e servir a Deus. Eles viveram sua crença de que, ao servir os mais necessitados, eles estavam servindo a Deus com todo o seu coração.
As obras de misericórdia nos ensinam a servir o próximo com amor e compaixão, e são uma importante parte da vida cristã.
O Carisma Fiel
Quer conhecer uma forma de viver a misericórdia divina na prática, consolando o coração de Jesus crucificado e sofredor em todas as realidades humanas e eclesiais em que Ele se apresenta?
A Comunidade Católica Fidelidade da Cruz tem como missão consolar o coração de Jesus, que sofre em todas as pessoas que sofrem, sejam elas na igreja ou fora dela, buscando viver a misericórdia divina em sua vida e em suas relações com o próximo. Assim, o Carisma Fiel da Comunidade é uma forma de responder ao amor de Deus, que se curva sobre nós para nos levantar, buscando consolar aquele que sofre, como expressão da misericórdia divina.
Portanto, a relação entre a misericórdia de Deus e o Carisma Fiel da Comunidade Católica Fidelidade da Cruz é a de uma resposta à misericórdia divina, buscando viver e compartilhar o amor de Deus com o próximo, consolando o coração de Jesus crucificado e sofredor em todas as realidades humanas e eclesiais.
Você é convidado a viver conosco este chamado divino! Faça-nos uma visita em nossa Casa de Missão.